Raças e suas curiosidades

Um guia completo para quem ama os gatos
Abissínio

Inteligentes, carinhosos e adaptam fácil, são excelentes companheiros. Com uma aparência atraente e elegante, sua pelagem curta exige poucos cuidados.

São brincalhões e um ótimo animal de estimação, com um instinto de caça apurado é aconselhado não deixá-lo sozinho com animais pequenos e pássaros.

Se adaptam bem a ambientes familiares e não se incomodam com crianças ou cães.

Sagrado da Birmânia

É um gato misterioso, principalmente por causa das suas origens, mas é um gato que se adapta muito bem ao ambiente doméstico.

Ele é amigável, forma um vínculo estreito com a família. Não costumam ter interesse em caças, mas gosta de brincar e perseguir brinquedos. Geralmente se dá bem com cães.

Curiosidade: pode demorar pelo menos 2 anos para a coloração completa aparecer.

Pelo Curto Inglês

Tranquilo, amigável e afetuoso são algumas das qualidades dessa linda raça. Tem ótima disposição e pode te seguir pela casa inteira apenas para ver o que você está fazendo.

Sua natureza calma indica que pode viver bem em apartamentos, em casas onde há crianças e cães.

Dois gatos dessa raça costumam criar uma ligação muito próxima quando vivem sob o mesmo teto, especialmente se convivem desde filhotes.

Pelo Curto Exótico

Ele surgiu de cruzamentos entre o Pelo Curto Inglês e o Persa de Pelo Longo. Seu pelo é suave e o comprimento total da pelagem é maior do que a de um Pelo Curto tradicional.

Exóticos são criados em muitas variedades, incluindo não apenas cores sólidas, mas também gatos malhados, acinzentados e bicolores.

Ele é relaxado e bem-humorado, gosta de ser acariciado e mimado. É um excelente animal doméstico. Sua principal característica é o perfil facial achatado.

Ragdoll

Quando se trata de animais de colo, o Ragdoll é um dos mais populares. Sua natureza é tranquila, gosta de permanecer ao ar livre e não é inclinado a caçar.

Sua principal característica são as luvinhas brancas nas patas, que demoram cerca de 8 semanas (ou mais) para se desenvolverem.

Ele é muito descontraído, calmo e amigável, ideal para quem gosta de ficar com gato no colo. Se adapta a ambientes familiares ou com pessoas que moram sozinhas.

Ragamuffin

Estes gatos estão intimamente relacionados com os Ragdolls, evoluíram a partir da mesma linhagem. São muito semelhantes em temperamento.

Uma das diferenças mais evidentes hoje é a variedade de cores muito mais ampla do Ragamuffin.

Na verdade, não existem restrições de cor no caso desta raça. Eles são amigáveis e sociais, miam e ronronam muitas vezes puxando conversa com seus donos.

Fold Escocês

O visual bonito e a natureza amigável levou o Fold Escocês a se tornar muito popular nos Estados Unidos.

Sua principal característica são as orelhas dobradas, que por muito tempo levou seus donos a temerem uma possível surdez (fato que posteriormente revelou-se infundado).

Carinhoso e adaptável, é calmo e quieto por natureza, gosta de dormir deitado de costas e não de lado como a maioria dos gatos.

Somali

Gato malhado com aspecto selvagem, possui faixas nas pernas. As listras foram removidas por cruzamentos seletivos ao longo das gerações.

Ele é amigável, inteligente e brincalhão, é um grande companheiro. Quieto e ágil por natureza, pode ser um caçador determinado.

Os cuidados com seu pelo deve se tornar mais frequentes na primavera, quando a pelagem de inverno é trocada. Seu pelo costuma cair bastante durante este período.

Burmês

Ágil por natureza e muito carinhoso, o Burmês é um companheiro muito atraente. Ele é afetuoso e ansioso por participar da vida familiar, busca constantemente por atenção.

Ele é muito atlético, gosta de escalar, brincar e perseguir brinquedos. Seu pelo precisa de cuidados mínimos, acariciar ajudará a manter o pelo brilhante.

Ele precisa de um poste para arranhar dentro de casa, isso ajudará a preservar seus outros móveis.

Cornish Rex

Esse gato tem um perfil musculoso, suas pernas são fortes permitindo saltar sobre móveis ou prateleiras por toda a casa sem grande esforço.

Ele não tem pelos, ele tem apenas uma subpelagem. A falta de pelos não significa que ele sente mais frio que os outros gatos.

Ele é bastante sociável com outros gatos e gentis por natureza. Gostam de brincar e mostram o lado ativo da sua natureza correndo atrás de brinquedos.

Devon Rex

Vivaz e envolvente por natureza, Rex escala e salta muito bem, muitas vezes prefere dormir acima do chão.

Um gato desta raça adora receber uma rede como cama, pendurada próxima de aquecedores que ajudam a manter seu corpo quente em dias frios.

Seu temperamento é parecido com um cão em vários aspectos, gosta de correr atrás de brinquedos e são curiosos por natureza.

Mau Egípcio

Poucos gatos são mais ativos que o Mau Egípcio, eles criam uma estreita interação com os seus donos. Desde pequenos são dispostos a brincar, até mesmo buscando objetos.

Seus reflexos são incrivelmente rápidos. Os gatos dessa raça formam um vínculo estreito com as pessoas em seu círculo imediato e podem aprender observando seus donos.

Tenha muito cuidado com a geladeira. Se você guardar guloseimas para o seu gato e deixar a porta aberta e se afastar, pode ser que ele aproveite e se sirva!

Oriental

É o gato que mais se assemelha ao Siamês no tipo físico e no temperamento, o que significa que é um gato muito ativo.

Escala bem e tem uma personalidade forte, o que significa que ele não é facilmente esquecido, mesmo em uma casa movimentada.

O Oriental é instintivamente extrovertido, com um lado muito brincalhão em seu caráter, é bastante expressivo, alegre e sonoro. Ele gosta de atenção.

Bobtail Americano

A cauda do Bobtail Americano mede entre metade e um terço da cauda de um gato comum.

É uma raça completamente diferente do Bobtail Japonês, a relativa falta da cauda é uma característica óbvia da raça.

Ele tem uma aparência selvagem, mas possui a personalidade de um gato doméstico, é ativo e energético.

Himalaio

Gatinhos são brancos no nascimento e começam a desenvolver sua coloração nas pontas no decorrer do crescimento.

O desenvolvimento das pontas coloridas depende da temperatura do corpo do gato. A cor na cara forma uma máscara, que geralmente é maior no macho.

É gentil, calmo e amigável por natureza. Gosta de ficar em casa e pode ser intimidado na vizinhança.

Maine Coon

É considerado um dos maiores gatos domésticos do mundo. O padrão malhado é comum na raça, assim como os tufos nas orelhas.

Os machos são maiores que as fêmeas, desenvolvendo uma magnífica juba ao redor do pescoço no inverno.

Ele é ativo e amigável, tem um lado independente e instintos de caça razoavelmente fortes.

Norueguês da Floresta

Sua principal característica não são as cores e sim a sua aparência física, ou "tipo", e sua pelagem diferenciada.

Ele é grande, com uma espessa camada de pelagem fofa. Os machos são maiores que as fêmeas.

É independente, mas aprecia a companhia humana. Está sempre alerta, é um companheiro brincalhão. Seu instinto de caça é forte.

Persa

Uma das mais inconfundíveis de todas as raças de gatos, graças à sua longa e fluída pelagem, o Persa tem suas origens na Ásia.

O gato persa tem pelagem muito mais profusa e a cabeça maior, mas a mudança mais notável foi o achatamento da cara, e a compressão evidente da área nasal.

O persa é relaxado, simpático e carinhoso. Apresenta pouco instinto de caça e não é especialmente ativo.

Siamês

Uma das raças mais conhecidas, eles são caracterizados por sua pelagem curta e elegante com marcas escuras nas "pontas.

É uma raça sexualmente precocemente, se não quiser surpresas, castre seu gato/gata ainda jovem entre os três ou quatro meses de idade.

Eles são dominantes, mas carinhosos e carentes de atenção. Ele não é um companheiro muito tranquilo.

Balinês

Ele é semelhante ao siamês, no entanto, com algumas características mais acentuadas como o rosto mais arredondado e menos angular.

É uma raça muito inteligente, carinhosa e bonita. Ele é vivo e extrovertido, busca ativamente por companhia humana.

São brincalhões e assim como os siameses, são sexualmente precoces, é aconselhável fazer a castração bem cedo.

Bombaim

Outro derivado do Burmês, com pelagem preta brilhante contrastando com os olhos da raça, que tendem a ser de cobre (e verdes).

O Bombaim tem bastante apetite e pode ficar obeso com facilidade. A pelagem precisa de poucos cuidados.

Ele pode se dar bem com cães, mas pode ter atritos com outros gatos. Pode ficar angustiado com ruídos altos e um pouco nervoso ao ar livre.

Burmês Europeu

O visual fofinho e colorido do Burmês Europeu, resultante da sua pelagem macia e densa, é reforçado pela sua natureza sociável e carinhosa.

Ele é amigável com cães e outros gatos. Gosta de escalar e brincar, portanto, sua casa deve ser adaptada para a prática evitando acidentes.

Seu pelo exige poucos cuidados, escová-lo com uma camurça ajuda a manter o brilho.

Korat

Esta antiga raça tailandesa tem o contraste perfeito da pelagem azul-prateada e a cor dos olhos, que resultam numa combinação maravilhosa.

Korats são lentos para amadurecer, e pode levar dois anos para os filhotes desenvolverem a coloração característica dos olhos. Os olhos tendem a ter tons de amarelo ou âmbar.

O Korat é muito determinado, com uma natureza alegre, brincalhona e sociável. Ele gosta de escalar. Seu pelo não exige muitos cuidados, apenas afagar será suficiente.

Pelo Curto Americano

Ele é bem encorpado e tem uma expressão de alerta. Ele é bem equilibrado, amigável e se adapta fácil. Costuma se dar bem com pessoas e animais.

Este é um gato que gosta de viver ao ar livre, não é um gato para ficar em casa. Seus cuidados são muito simples, basta escová-lo de vez em quando.

 

Chartreux

Este belo gato azul é muito raro, mas é um companheiro muito amigável. O Chartreux provavelmente representa a raça mais antiga da Europa.

A pelagem deste gato é muito diferente e não apenas na coloração. Ela tem uma textura única de lã e realmente parece lã de ovelha ao tato.

 Ele é sensível, calmo e carinhoso. Tem um instinto forte para caças e se entusiasma com comida, por isso tem grande chance de se tornar obeso.

Bengala

De longe, é a raça de gatos híbridos mais conhecida, o Bengala tornou-se muito popular graças à sua aparência deslumbrante.

Ele pode ter um visual manchado ou de padrão mármore. Os machos são maiores que as fêmeas pesando até 8 kg.

 Exige atenção, mas não é um gato de colo. Ele é independente e muito brincalhão, pode ser um caçador fatal apesar de sua natureza tranquila.

Ocicat

É uma raça que surgiu por acaso, mas desde então tornou-se muito popular como animal de estimação.

Isso não ocorre apenas por causa da sua aparência elegante, mas também como resultado de sua personalidade atraente e brincalhona.

 Ele é brincalhão e gosta de companhia humana. É amigável e afetuoso. Ele pula e escala muito facilmente, costuma ser muito sonoro.